Abreviatura de Mestre e Doutor. Afinal, qual é a correta?

A abreviatura nada mais é do que representar uma palavra usando sílabas ou letras. É muito comum a gente ficar em dúvida na hora de escrever a forma abreviada de alguns termos.  Falando especificamente das abreviaturas de titulares de mestrado e doutorado, é possível encontrarmos muitas variações, o que causa ainda mais confusão.

M.e. ou Me. representam a abreviatura de mestre (quem concluiu o mestrado e que, por esse motivo, obteve o grau acadêmico de mestre em alguma área do saber). Exemplo: Mestre em Direito - Me. em Direito.
E Dr. ou D.r. são as abreviaturas de doutor (quem concluiu o doutorado ou se formou em medicina). As duas maneiras de escrever estão corretas para ambos os casos.
No entanto, as formas Me. e Dr. são as mais comumente usadas.
Há ainda as abreviações Ma. ou M.a., que são usadas para o feminino de mestre, ou seja, para a palavra mestra.
Tanto a abreviatura de mestre como de doutor são bastante usadas na elaboração de trabalhos acadêmicos, nas assinaturas de documentos, cartões de visita, ofícios, atas, e etc. O objetivo do uso das abreviaturas é tornar a escrita mais rápida.

Como Usar no Plural a Abreviação de Doutor e Doutora?

Para doutor, a forma correta é Drs. ou D.rs. E para doutora, usa-se Dras. ou D.ras.
Uma dúvida muito comum é a forma correta de abreviar a palavra Doutor. A pergunta é se o certo é Dr. ou DR. Na grande maioria das abreviações, somente a primeira letra é maiúscula, como acontece nesse caso. Portanto, o correto mesmo é Dr.

MSc., PhD. e Ms.

No VOLP (Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa), nós encontramos as reduções mais comuns.
Quem edita o VOLP é a ABL (Academia Brasileira de Letras), entidade que pode listar oficialmente vocábulos em português, e fornecer grafia, pronúncia e gênero.
A Academia Brasileira de Letras lista no VOLP reduções para as palavras Scientiae Magister Philosophiae Doctor da seguinte forma:
Scientiae Magister (mestre em ciência): Sc.M.
Philosophiae Doctor (doutor em filosofia): Ph.D.
Porém, há uma certa confusão em torno das abreviações. "MSc." é a forma abreviada de "Master of Science", que significa mestre em ciências. Já a abreviação "PhD." se refere a "Philosophy Doctor", que significa doutor em filosofia. Essas abreviaturas referem-se às pessoas que concluem, nos países de língua inglesa, os cursos de mestrado e de doutorado, respectivamente, em várias áreas.
Já Ms. é a forma abreviada da palavra manuscrito. Também pode ser escrita como ms. e MS. É muito confundida com a abreviatura da palavra mestre.

Qual o Título Para Quem Conclui o Pós-Doutorado?

Uma outra dúvida que também costuma surgir é sobre aquelas pessoas que concluem o pós-doutorado. Qual seria o título atribuído a elas?
Nesse caso, o pós-doutorado não é considerado um curso que atribui título de reconhecimento por sua conclusão. Essas pessoas ainda são consideradas doutores. E devem usar essa denominação ou a abreviação Dr. antes do seu nome.

Como se Referir à Uma Mulher Com PhD?

Nesse caso, não é usado o artigo "a" no fim da abreviação, pois a base do termo é no latim. A maneira correta é Dr. para se referir à uma mulher que concluiu o PhD.

Como se Referir à Uma Mulher Com Doutorado?

Ao contrário de quem tem PhD, a forma correta de se referir à uma mulher com doutorado é usando a abreviatura Dra.

Como Usar Abreviaturas

Como muita gente não sabe muito bem como usar corretamente uma abreviatura, de forma geral, nós fizemos uma lista com algumas informações para facilitar essa tarefa. Confira abaixo:

  • Para começar, lembramos que uma abreviatura deve conter apenas algumas sílabas da palavra original. Se não fosse assim, o melhor mesmo seria escrever a palavra inteira.
  • Em alguns casos, a abreviatura da palavra será pela contração de letras no meio da mesma. Por exemplo: companhia (cia), Ilustríssimo (llmo.), coronel (cel.), dentre outros.
  • Quando não se tem certeza da forma correta de uma abreviatura qualquer, o ideal é procurar se informar adequadamente.
  • Caso a segunda sílaba da palavra abreviada comece com duas consoantes, ambas farão parte da abreviatura.
  • Sempre que possível, é indicado não usar abreviaturas em texto corrido.
  • Toda palavra abreviada deve terminar em uma consoante.
  • Sempre que a abreviatura para a forma de tratamento ou título estiver no plural, é usada a letra "s" (minúscula) para indicar essa condição.
  • A abreviatura de uma palavra que possui a mesma raiz para várias outras deve ser feita de maneira que não cause confusão para o leitor. Por exemplo: biblioteca e bibliografia, por exemplo.
  • O hífen e o acento gráfico das palavras devem permanecer quando estas forem abreviadas.
  • Os nomes dos estados brasileiros são abreviados com duas letras maiúsculas e sem um ponto.
  • Como toda regra tem exceção, em alguns casos, certas palavras não seguirão a regra para a abreviatura. É o caso, por exemplo, de caixa (cx), páginas (págs. ou pp.), S.A. (Sociedade Anônima), apartamento (apto., ap. e apart.).

Nenhum comentário

Postar um comentário