Currículo Lattes: O que é? Como preencher passo a passo? Nossas dicas

O Currículo Lattes é fundamental para quem está começando a vida acadêmica. Por isso, fizemos esse artigo para ajudar você a criar o seu.
Antes disso, é interessante saber que o Currículo Lattes é feito conforme os padrões da Plataforma Lattes, cuja gestão é feita pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). É o modelo padrão usado por estudantes acadêmicos e por pesquisadores.
Hoje em dia, a maior parte das universidades, instituições de fomento e dos institutos de pesquisa do Brasil adotaram o Currículo Lattes. Ele contém informações de muita relevância e confiabilidade.
Ao contrário do Currículo Vitae, o Currículo Lattes abrange mais informações relevantes sobre a vida profissional do candidato. Vale ressaltar que a Plataforma é segura e 100% online. O acadêmico não tem com o que se preocupar. Somente o seu currículo estará disponível para o público.

Como Preencher Um Currículo Lattes?

Para aqueles que desejam aprender como fazer um Currículo Lattes, separamos o passo a passo abaixo. Mas, antes de realizar qualquer passo, você precisa acessar a página de cadastro de novo currículo na Plataforma Lattes. Faça isso, clicando aqui.

Primeiro passo: inserindo o seu resumo

O preenchimento do Currículo Lattes começa pela apresentação do candidato. Essa parte é muito importante. Por isso, é preciso saber usar as palavras certas. A ideia é que ele contenha todos os títulos obtidos e em curso, e também demonstre o profissionalismo do acadêmico.
Para atualizar o currículo, basta acessar a Plataforma Lattes e selecionar a opção "Atualizar Currículo". A recomendação é que essa parte comece com o título acadêmico mais atual do candidato.
No caso de um graduando, comece informando qual curso está em andamento e em qual instituição está estudando.
Quem já possui curso superior deve começar informando qual é a sua graduação e em qual instituição se formou.

Segundo passo: dados gerais

Ao acessar a plataforma, a primeira aba será "Dados Gerais", que é a primeira aba no canto superior à esquerda. Nela, o acadêmico irá informar os dados como: nome completo, RG, PF, nome dos pais, e etc. É também onde será colada a foto. Após o preenchimento, é importante conferir se está tudo certo.

Terceiro passo: formação acadêmica e titulação e formação complementar

A aba "Formação" é a segunda aba no canto superior à esquerda. Clicando nessa aba, o acadêmico terá que preencher o menu "Formação Acadêmica e Titulação" e também "Formação Complementar".
No menu Formação Acadêmica e Titulação, deverá informar todas as suas formações de nível médio, técnico e as suas graduações. Para inserir uma nova formação, basta clicar no campo "Incluir novo item". O sistema possui várias opções para o acadêmico verificar qual se encaixa para o seu caso.
Em seguida, em Formação Complementar, deverá informar os cursos em geral que ele já realizou, e que possam agregar valor à sua formação acadêmica.

Quarto passo: atuação profissional

Na terceira aba do canto superior esquerdo há a opção de "Atuação", dentro dela, temos a aba "Atuação Profissional". Lá, devem ser acrescentados todos as atuações acadêmicas já foram concluídas, como estágios, por exemplo.

Quinto passo: projetos de pesquisa

Clicando na aba "Projetos", encontramos a opção "Projetos de Pesquisa". Nela, devem ser informados todos os projetos de pesquisa em laboratório nos quais o candidato participou. É importante descrever corretamente todas as informações possíveis sobre o projeto, como a atuação do acadêmico, qual a instituição onde foi realizado, o nome do orientador, e etc.
O acadêmico deve fornecer dados verídicos, pois a Plataforma Lattes se certifica de que são verdadeiros. Inclusive, o orientador informado é contatado para confirmar se as informações sobre o projeto são mesmo verdadeiras.

Sexto passo: eventos

É muito importante informar na aba "Eventos" todos aqueles nos quais o acadêmico já tenha participado. Nesse campo também é preciso ser o mais descritivo possível, informando toda a sua participação no evento, e todos os dados relativos ao mesmo. Quanto mais informações relevantes forem inseridas no Currículo, mais profissional ele ficará.
Após finalizado o preenchimento do currículo, a Plataforma Lattes irá revisá-lo e torná-lo disponível para o público. Isso pode levar algumas horas.
O currículo deve estar sempre atualizado. Sempre que quiser, poderá acessá-lo e inserir novas informações.

Vale a Pena Cadastrar Um Currículo Lattes?

Com certeza muitas pessoas já fizeram essa pergunta. O Currículo Lattes é extremamente importante para quem deseja aumentar a sua visibilidade para as suas conquistas acadêmicas, pois conecta esse profissional com os demais profissionais da mesma área.
A plataforma permite que toda a vida acadêmica seja detalhada. Já é considerada um padrão nacional para todos aqueles que almejam uma oportunidade para uma bolsa de estudos ou pesquisa.  É também um critério para avaliação de bolsas para iniciação científica.

Dicas de como preencher o Currículo Lattes

Na hora de preencher um Currículo Lattes, a regra básica é não mentir. Não invente qualificações que não possui. Outra dica é tomar muito cuidado com os erros de português. Eles são inadmissíveis em um Lattes. Na biografia, não faça um discurso de autopromoção. E utilize uma foto mais formal.
Você já conhece a Plataforma Lattes? Já se cadastrou? Deixe nos comentários, compartilhe a sua experiência conosco.

Nenhum comentário

Postar um comentário